Sedes forma grupo de trabalho para monitoramento das ações referentes à igualdade racial no município

 Sedes forma grupo de trabalho para monitoramento das ações referentes à igualdade racial no município

Grupo de trabalho elabora Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Plamupir), com o objetivo de implementar ações e metas para a superação das desigualdades raciais no município, por meio da adoção de ações afirmativas associadas às políticas universais. Os relatórios servirão como base para a conquista do 4º Selo Unicef– Município Aprovado, uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com a coordenadora do grupo, Márcia Oliveira, o objetivo do plano é implementar ações e metas para a superação das desigualdades raciais no município, por meio da adoção de ações afirmativas associadas às políticas universais.

A Prefeitura publicou na edição do Diário Oficial do Município, de segunda-feira (6), o decreto número 5799/2020, que institui o Grupo de trabalho elabora Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Plamupir).

Os membros do grupo homologado a partir da publicação do decreto, deverão se reunir por meio de plataforma virtual para debater as seguintes atribuições: Propor ações, metas e prioridades para sua construção; Estabelecer a metodologia e construção e monitoramento; Acompanhar e avaliar as atividades de implementação; Promover a difusão junto ao Poder Público e as organizações da sociedade civil; Elaborar relatório final sobre o processo de construção; Organizar a realização do Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com objetivo de debater e aprovar o plano; Articular a formação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com ênfase na mobilização, capacitação de grupos de interesse em se organizarem como associações e coletivos sociais de representatividade do segmento.

Outra prioridade do grupo é identificar as comunidades com maior número de negros e as posições que eles ocupam, cargos que exercem, escolaridade e instituições de ensino superior públicas ou privadas, que frequentaram.

O grupo de trabalho é composto por dez representantes, divididos em de forma paritária entre o Poder Público e a sociedade civil.

Paulo Afonso já foi certificado por três vezes no Selo Unicef– Município Aprovado.

Leia mais em www.pauloafonso.ba.gov.br

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *