Entrevista: Prof Sydney Leão, fala da necessidade de passagem do HNAS para a Univasf via Ebserh!

 Entrevista:  Prof Sydney Leão, fala da necessidade de passagem do HNAS para a Univasf via Ebserh!

Para o médico e coordenador do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso da Univasf, Prof Sydney Leão, a live de terça-feira (16/06/2020),´´Anilton em Conexão“, comandada pelo médico cirurgião-plástico e ex-prefeito de Paulo Afonso, Dr Anilton Bastos, foi uma ‘entrevista’ histórica, na qual, segundo palavras do Professor: “Reafirmamos, de maneira enfática e de modo uníssono (tanto eu, como o Dr. Anilton Bastos), a imediata necessidade de passagem do Hospital Nair Alves de Souza para a Univasf via Ebserh! E que esse processo representará um salto, em termos de qualidade, para a saúde de nossa região; transformando-se no maior legado da nossa querida Univasf para a cidade de Paulo Afonso! Precisamos agora aglutinar a sociedade civil e mais lideranças políticas (prefeitos e vereadores) em toda a região fronteiriça dos quatro estados (BA,SE, AL e PE), em um movimento suprapartidário e apolítico para levarmos o nosso clamor sobre o HNAS à ciência do Presidente da Ebserh (General Oswaldo Ferreira), do Ministro da Educação (Prof. Abraham Weintraub) e do Exmo. Sr. Presidente da República (Jair Bolsonaro)”

Durante a entrevista, ainda foi feito um histórico da chegada do curso de Medicina a Paulo Afonso (por parte do Dr. Anilton Bastos), então prefeito da cidade em 2014, quando o curso de Medicina foi implantado. Além do Prof. Sydney Leão ter feito um panorama do futuro da Univasf em nossa cidade, com a possibilidade de implantação de novos cursos (como enfermagem e saúde coletiva); trazendo ainda os detalhes para transferência das instalações do Colegiado de Medicina do CFPPA (Antiga Escolinha da Chesf) para o prédio definitivo do Campus Paulo Afonso da Univasf, situado no Sal Torrado.

O Prof. Sydney ressalta ainda que todos os 40 docentes do colegiado, dentre eles a vice-coordenadora do Colegiado Profa. Adirlene Pontes; a coordenadora do internato (Profa. Diana Pinheiro); o vice-coordenador do internato (Prof. Romero Barbosa); os membros do NDE e demais professores vêm desenvolvendo, durante o período de pandemia,  uma intensa agenda de reuniões por vídeo-conferência, as quais já culminaram no término do regimento interno do internato; na nomeação dos membros da comissão de internato; na colação de grau antecipada dos 25 primeiros alunos graduados médicos pelo nosso curso de Medicina; na contratação de duas novas docentes médicas voluntárias para o CMED-PAV e na finalização da revisão do PPC do curso, visando a iminente visita para o seu reconhecimento (por parte dos avaliadores do MEC/INEP), a qual deverá acontecer ao término da pandemia da COVID-19.

Por Sydney Correia Leão

sydneyleao@hotmail.com

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *