Jovem de Pilão Arcado (BA) representa crianças e adolescentes brasileiros em Genebra

 Jovem de Pilão Arcado (BA) representa crianças e adolescentes brasileiros em Genebra

Evento internacional, realizado pela Terre des Hommes Suisse, celebrará os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Infância

A jovem Deuziene Rocha Vila Nova, moradora de Pilão Arcado, semiárido baiano e participante dos projetos e programas desenvolvidos pelo SASOP – Serviço de Assessoria à Organizações Populares Rurais, irá representar o Brasil no encontro articulado pela organização internacional Terre des Hommes Suisse, para marcar os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1989. A estudante irá compartilhar as experiencias brasileiras de avanço e os desafios postos na promoção e garantia de direitos de crianças e adolescentes, especialmente nos campos da participação. Ela irá apresentar as recomendações feitas pelos jovens das organizações parceiras no Brasil para o representante da ONU, responsável pelo monitoramento dos compromissos com a Convenção, Philip Jaffé.

A jovem de 23 anos mora numa comunidade tradicional de Fundo de Pasto chamada Mosquito, zona rural de Pilão Arcado. Deuziene também é sócia-fundadora da Associação de Técnicos/as em Agropecuária e Apoiadores/as da Agricultura Familiar (ATAF), composta por outros 23 jovens formandos da Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), também parceiro de TdH Suisse , que queriam continuar juntos assessorando suas comunidades, nos municípios de Pilão Arcado, Casa Nova, Campo Alegre de Lourdes e Remanso. “Fundamos a associação a partir da experiência da EFA. Para defender pautas da agricultura familiar e da agroecologia. Vimos as deficiências que temos nos municípios que moramos e quisemos defender as causas que os jovens acreditam, estimular para que os jovens possam ficar no campo” conta a estudante.

Deuziene foi eleita em dezembro de 2018, por um coletivo de jovens que participam dos 04 projetos/Organizações apoiados por TdH Suisse no semiárido baiano, e vem participando de uma intensa programação preparatória durante todo o ano de 2019. Promovido pela Terre des Hommes Suisse, organização internacional que se engaja pelos direitos da infância e desenvolvimento solidário no mundo, o encontro irá envolver as crianças, adolescentes e jovens do Mali, Burkina Faso e Senegal, no continente Africano; Índia, na Ásia; Brasil, Colômbia, Peru e Bolívia, na América Latina; e Suíça, na Europa. Os meninos e meninos participam de projetos apoiados pela TdH e produziram conteúdos jornalísticos sobre a situação dos direitos das crianças em suas comunidades.

A Convenção foi criada em 1989 e no Brasil firmada a partir de 1990 e por mais 195 países, com exceção dos Estados Unidos. Diante deste marco e da constante luta para garantia de direitos da criança, adolescente e juventude, a Terre des Hommes Suisse está unindo esforços para realizar ações voltadas para dar visibilidade aos 30 anos da Convenção. No Brasil, as organizações apoiadas estão em território baiano: SASOP (Serviço de Assessoria à Organizações Populares Rurais); MOC (Movimento de Organização Comunitária); EFASE (Escola Família Agrícola do Sertão) e Grãos de Luz e Griô

Direitos das crianças e Adolescentes – Assinada por 195 países em 1989, a Convenção Internacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes é uma das normativas internacionais mais exitosas e mobilizadoras, que gerou desdobramentos expressivos no Brasil. O documento criou as condições adequadas para a promulgação da Lei 8.069/1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente. O ECA anuncia a responsabilidade compartilhada entre Estado, sociedade e família na garantia de uma infância e adolescência dignas, saudáveis e protegidas e afirma a condição de sujeito de direitos de crianças e adolescentes, que são considerados prioridade absoluta no acesso e garantia à direitos. Atualmente, a fragilização da democracia tem colocado em risco todas as conquistas em relacionadas ao campo dos direitos humanos, especialmente, de crianças, adolescentes e jovens.

Crioula Comunicação 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *