Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
ADAB promove palestra sobre o “Uso Correto de Agrotóxicos”

A Secretaria de Agricultura de Jeremoabo promoveu, na manhã de quarta-feira,21, palestra sobre o “Uso Correto de Agrotóxicos”, que foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da ADAB, Albany Leite Lopes. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu cerca de 200 agricultores, pecuaristas e público em geral de todo o município, demonstrando o interesse que o assunto merece. Antes mesmo do início da palestra, o secretário municipal, Luis Carlos Bartilotti Lima, conhecido como Lula de Dalvinho, destacou a importância de debater o tema. “As pessoas têm que conhecer os riscos que correm ao utilizarem agrotóxicos de forma incorreta. Já temos casos até de morte por causa desse mau uso, por isso achamos importante realizar, em parceria com a ADAB, essa palestra de conscientização e orientação”.
Em sua fala, o palestrante Albany Lopes destacou que os objetivos de utilizar corretamente os agrotóxicos visam proteger o próprio trabalhador, o meio ambiente e o consumidor. Na ocasião, Albany chamou atenção para a classificação taxológica encontrada nos rótulos das embalagens, que podem minimizar os impactos na saúde: Classe I (faixa vermelha), é o mais perigoso para o manuseio; Classe II (Faixa amarela), altamente tóxica; Classe III (faixa azul), medianamente tóxica e Classe IV (Faixa verde), pouco tóxico. “Orientamos que o trabalhador rural só utilize os produtos das Classes I e II em último caso. Lembramos que o III e o IV são mais fracos porque oferecem menos risco, mas não perdem sua eficiência”. O Engenheiro falou ainda sobre as intoxicações que podem ocorrer pela absorção dos agrotóxicos pela pele, por ingestão ou por inalação. Na intoxicação crônica, por exemplo, podemos encontrar diversos problemas respiratórios, oculares, cardiovasculares, alergias, disfunção gastrintestinal, abortos e até câncer.
Outro assunto abordado foi a comercialização de agrotóxicos. Segundo ele, nenhuma loja em Jeremoabo está autorizada para vender tais produtos e que se assim desejarem devem procurar o escritório da ADAB para efetuarem o cadastro e cumprirem algumas regras. Ressaltou também a importância e a exigência de que os aplicadores de agrotóxicos utilizem Equipamento de Proteção Individual, composto por calça, jaleco, avental, viseira, luvas, botas, máscara e chapéu árabe, o que reduziria significativamente a exposição do trabalhador aos produtos. O Engenheiro chamou ainda a atenção de todos em relação às embalagens vazias de produtos tóxicos. Segundo ele, é de extrema importância o recolhimento e a lavagem dessas embalagens, visando a preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente e que as mesmas devem ser devolvidas aos comerciantes ou um ponto de coleta conforme seja.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jeremoabo