Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ações da Secretaria de Agricultura de Jeremoabo garantem melhorias para o homem do campo

Em sete meses de administração, a Secretaria de Agricultura de Jeremoabo vem implementando diversas ações, a fim de garantir a melhoria significativa da vida do homem do campo. À frente da pasta, o secretário Luis Carlos Bartilotti Lima, juntamente com sua equipe de técnicos, não tem medido esforços em buscar projetos e parcerias em prol do desenvolvimento da agricultura local, através de capacitação de produtores e outros investimentos. “As ações visam o desenvolvimento da agricultura familiar, para que venham viabilizar um aumento significante na renda e assim uma melhor qualidade de vida para o homem do campo”, destacou o secretário, que, de 27 a 29 de agosto, participará como Delegado da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS), em Salvador. Acompanhe algumas ações deste mês:
Associação da Bananeira é contemplada por Edital do BNDES/CONAB
Graças ao esforço da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Jeremoabo, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Bananeira foi contemplada com recursos na ordem de R$ 50 mil para a construção de um galpão para seleção de hortaliças e aquisição de um automóvel, além de outros materiais para o cultivo de hortaliças. A conquista se deu com a inscrição do Projeto, na Chamada Pública 001/2013 do BNDES em parceria com a CONAB
Concorreram 1.633 projetos de todo o País, mas apenas 100 foram contemplados. Do território Semiárido Nordeste II, apenas o município de Jeremoabo foi comtemplado, ficando em 22º lugar.
Curso de Ovinocaprinocultura
A Secretaria de Agricultura realizou um curso de ovinocaprinocultura para cerca de 20 produtores jeremoabenses. As aulas teóricas foram ministradas, nos últimos dias 05 e 06 de agosto, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Realizadas no Espaço Nordeste, pela consultora, a Médica Veterinária Guadalupe Carvalho, foram abordados diversos temas como os manejos sanitários, reprodutivo e alimentar. As aulas práticas tiveram que ser interrompidas, mas em breve serão agendadas para outro momento.
Curso de Cooperativismo e Associativismo
Nos últimos dias 08 e 09 de agosto, a Secretaria promoveu um curso, cujo tema foi “Despertar para o Cooperativismo com Empreendedorismo”. O evento, realizado no Povoado da Água Branca, teve o objetivo central de capacitar os presidentes de associações que ficam às margens do Rio Vaza Barris, onde o potencial ainda é pouco explorado.
Ministrado pelo Consultor do Sebrae, Leobson Kleber Sena Teles, participaram os representantes de Várzea Grande, Brancos, Icozeira, Bananeira, Umburanas, Brejo Grande e Água Branca, além do Espinheiro e Lagoa do Raso, que, apesar de não pertencerem à região contemplada inicialmente demonstraram interesse em participar do encontro. “A ideia do curso foi conscientizar os participantes sobre a importância da coletividade para o desenvolvimento da região, que tem grande potencial na agricultura”, destacou o secretário Lula.
PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura se reuniram com alguns presidentes de associações, com o intuito de viabilizar o processo para colocar produtos da agricultura familiar na merenda escolar do município, em atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para quem produz alimentos, a iniciativa contribui para que a agricultura familiar se organize cada vez mais e qualifique suas ações comerciais. Para quem adquire esses produtos, o resultado desse avanço é mais qualidade da alimentação a ser servida, manutenção e apropriação de hábitos alimentares saudáveis e maior desenvolvimento local de forma sustentável.
Dia 21 de agosto, tem palestra sobre o Uso Correto de Agrotóxicos
A Secretaria Municipal de Agricultura realizará, nesta quarta-feira (21 de agosto), Palestra sobre o USO CORRETO DE AGROTÓXICOS, que será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo da ADAB, Dr. Albany Leite Lopes. O evento, direcionado agricultores, pecuaristas e público em geral, terá como objetivo tornar os participantes aptos a atender à normativa com relação à saúde e segurança do trabalho, além de ter o reconhecimento de riscos que podem ocasionar acidentes e doenças durante o trabalho nas atividades agrícolas, esclarecendo as medidas de controle para prevenção de acidentes trabalhistas.
Curso Doma Racional de Equinos
Em setembro, já está programado o Curso de Doma Racional de Equinos, que acontecerá no Parque de Vaquejada. Com o objetivo de desenvolver o entendimento e a cooperação entre cavalo e domador, o processo de doma racional é baseado na confiança e no respeito entre os dois. O evento será ministrado por um consultor do SENAR e terá 5 vagas.
Informe Publicitário / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jeremoabo