Brasileiros têm 44% da renda comprometida com dívidas

 Brasileiros têm 44% da renda comprometida com dívidas

Às vésperas do Natal, os brasileiros estão endividados como nunca. Dados do Banco Central (BC) mostram que as famílias têm, em média, 44,4% de sua renda anual comprometida com dívidas, o que, numa situação limite, as leva a entrar nos cadastros de inadimplentes. Não bastasse isso, embalados pela farta oferta de crédito e pelos incentivos ao consumo dados pelo governo, eles se afundaram não apenas em dívidas mais baratas, mas nas mais caras.

No caso do cartão de crédito, a taxa de inadimplência — que mede o atraso de pagamento superior a 90 dias — chega a 28,4% do valor tomado, quase quatro vezes a média do calote das pessoas físicas, 7,9%. Ou seja, de cada R$ 100 tomados emprestados, R$ 28,40 estão com atraso superior a três meses.

 Segundo a Serasa Experian, do total de inadimplentes, cerca de 30% têm apenas uma dívida em atraso, e os outros 70% mais de uma. A média é de cinco por pessoa. Depois do cartão de crédito, destacam-se as taxas de atraso do cheque especial, de 12,1%, e da aquisição de outros bens, 12,9%.

Com juros mais baixos, as prestações de crédito pessoal, veículos e financiamento imobiliário têm também as menores taxas de inadimplência, de 6,2%, 5,9% e 1,5%, respectivamente. Esse cenário, na avaliação do economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, reflete a cultura do brasileiro. Leia mais no O Globo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *