23 de junho de 2026 18:48

Garis e margaridas voltam gradativamente após avanços em negociações com empresas

Redação PA Notícias

A greve nacional dos garis e margaridas para pressionar a votação do PL 4146 no Senado Federal termina na Bahia, seguindo assembleia de sindicatos do país. No estado baiano, o SindilimpBA informa que há avanços em negociações com empresas para garantia de benefícios, mas que a greve acabou.

Nesta terça-feira (23), a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, confirmou que a greve avançou com a conquista de benefícios, que os trabalhadores e trabalhadoras não tinham no período junino.

“A greve acabou, mas precisamos apoiar os garis e margaridas e reforçar a valorização deles como profissionais e garantir os direitos trabalhistas. Salário base, carga horária definida, índice de insalubridade, aposentadoria especial, entre outros benefícios, como qualquer trabalhador deste país. É um reparo histórico que precisa ser reconhecido urgente no Senado”, volta a cobrar Ana Angélica.

Ela também apresentou alguns avanços para os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana na Bahia. Segundo Ana, o SindilimpBA conseguiu avanços. A sindicalista diz ainda que a varrição volta, e que nas assembleias os trabalhadores aceitaram as conquistas.

“Na verdade, o que avançamos foi nas horas extras no dia do São João, além de uma folga, que não tinham, e a escala 5×2 continua na mesa de negociação. Tem ainda 40% para o trabalhador da especial, que também continua na luta. A briga para aprovação do PL dos Garis e Margaridas segue no Senado”, completa Ana.

Ascom SindilimpBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *