13 de maio de 2024 22:40

Delegação de Paulo Afonso participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Redação PA Notícias

Após sete anos sem conferências do segmento, aconteceu dos dias 23 a 25 de abril, em Salvador, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo tema foi “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, tema proposto pela V Conferência Nacional que ocorrerá ainda este ano em Brasília.

De acordo com o presidente do Compede e delegado nesta Conferência, Lúcio Flávio Teixeira, foram eleitos oito delegados na Conferência Territorial que aconteceu em Paulo Afonso, em outubro de 2023. Desses, três representantes da sociedade civil e três do poder públicos foram escolhidos para representar Paulo Afonso na Etapa Estadual. A Prefeitura de Paulo Afonso garantiu o custeio da viagem dos delegados eleitos, por meio de solicitação da diretoria do Compede. “Os delegados que são servidores e da sociedade civil do município tiveram apoio com veículo e passagens de ônibus, inclusive para acompanhantes. Alguns delegados da sociedade civil abriram mão desse apoio e foram por meios próprios. O Governo do Estado garantiu a estadia de todos os delegados ”, ressalta Lúcio Flávio.

Durante os três dias de trabalho, os delegados participaram dos debates em cinco eixos temáticos, que trataram dos direitos das pessoas com deficiência em sua diversidade, e mais uma vez, dois delegados irão representar Paulo Afonso e o Território Itaparica na V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, programada inicialmente para o mês de julho de 2024 – Lúcio Flávio e Camila Bernardo.

A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio de suas secretarias municipais, tem garantido a realização de todas as Conferências Municipais e Territoriais ao longo dos anos, custeando o envio dos delegados eleitos para as etapas Estadual e Nacional. Inclusive prestando apoio direto a organização estadual, como em 2015 na Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, quando emprestou o ônibus acessível com motorista, recebendo Moção Honrosa daquela Conferência e do Conselho Estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *