28 de abril de 2024 06:55

Raso da Catarina pode se transformar em patrimônio natural da humanidade

Redação PA Notícias

Como a Unesco recebe pedidos de todos os países do mundo, a avaliação do Raso da Catarina como patrimônio natural da humanidade poderá sair nos próximos 15 anos

O Raso da Catarina, um dos cartões postais que tem porta de entrada também pelo nosso município, pode se transformar em patrimônio natural da humanidade. O título, oferecido pela Unesco, coloca o local que já foi destaque em novelas e no cinema, como um dos possíveis a ser contemplado.

A lista com as maravilhas brasileiras foi elaborada pela ONG World Heritage Watch (WHW), e o Raso concorre ainda com os Lençóis Maranhenses (MA), Serra da Capivara (PI), o Parque de Itatiaia (RJ), as cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a serra do Divisor (AC).

Divulgação dos ganhadores

A divulgação da lista com os lugares premiados está programada para o dia 23 de janeiro. Embora não tenha caráter oficial, ela dá suporte às autoridades que determinam quais serão os sítios eleitos. A indicação é feita pelo país que o abriga, para depois ser sancionada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

No entanto, como a Unesco recebe pedidos de todos os países do mundo, sua equipe não consegue avaliar tudo com rapidez. Assim, a expectativa é que as sete locações indicadas sejam reconhecidas como patrimônio natural da humanidade ao longo dos próximos 15 anos. Além dessas, outras áreas estão em processo de avaliação, como o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e os cânions da Serra Geral, no Rio Grande do Sul.

PMPA com informações do Portal Terra

Fotos: Nicolas Mateus (Kalango do Sertão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *