20 de maio de 2024 00:11

Retorno das aulas em Salvador com rodízio de turmas e aulas aos sábados

Redação PA Notícias

O retorno das aulas presenciais nas escolas municipais da capital baiana deve instituir um regime de rodízio de turmas durante a semana com a capacidade das salas limitadas a 50% dos matriculados. O protocolo de retomada das aulas, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e será apresentado ao prefeito ACM Neto (DEM) pelo secretário Bruno Barral (PSDB) nos próximos dias.

Para tentar reduzir o adensamento das turmas, o protocolo prevê o regime de rodízio, em que partes dos estudantes terão as aulas presenciais às segundas, quartas e sextas-feiras e o outro grupo às terças, quintas e sábados. O calendário escolar de 2020 ainda deve excluir férias, feriados e adentrar em 2021 (veja aqui).

“Vamos reduzir o adensamento das turmas, com regras para evitar o contato e aglomerações durante as horas do almoço e lanche. Vamos ter horários de chegada diferentes e aferir as temperaturas na entrada”, detalhou o secretário Bruno Barral em entrevista ao Isso é Bahia, de A Tarde FM (103.9) e Bahia Notícias desta terça-feira (21).

O retorno às aulas deve começar com turmas do fundamental II e depois escalonar para as turmas com alunos menores. Os alunos da educação infantil serão os últimos no retorno às atividades escolares.

Algumas mudanças estruturais para evitar o contágio pela Covid-19 também estão sendo feitas nas escolas. “Vamos fazer marcações para indicar o distanciamento, isolando os bebedouros, mantendo apenas a possibilidade de cada um encher seu copo. Vamos fazer esse processo com tranquilidade. É um momento de acolhimento que não precisa ser tão conteudista. Vamos começar um novo normal, não só no discurso ou na prática”, completou Barral.

As escolas ainda devem instaurar um comitê para acompanhar e orientar alunos e pais em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

O protocolo de retomada das aulas presenciais na rede municipal e particular de ensino em Salvador só será anunciado quando a cidade atingir a fase dois do fim da quarentena. Para isso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, atualmente em 75%, deve ser menor do que 70%. As informações foram compartilhadas pelo prefeito ACM Neto (DEM) durante a entrega de novos leitos de UTI na sexta-feira (17).

Com as aulas suspensas, a gestão municipal entrega chips telefônicos com pacote de acesso a internet móvel para 33 mil alunos do Ensino Fundamental II, além de executar outras ações, como a transmissão de conteúdo didático pela televisão aberta.

Devido o potencial de contágio assintomático das crianças para o novo coronavírus, as escolas municipais e particulares de Salvador estão entre as últimas atividades a terem o retorno liberado pela prefeitura. Com o período de suspensão, o calendário da rede municipal de ensino deverá ser adaptado e compensar o período sacrificando férias e feriados de 2020 e 2021  (veja aqui).

por Lucas Arraz / Ailma Teixeira

Foto: Bahia Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *