23 de junho de 2026 17:28

Um conforto

Redação PA Notícias

Plantar árvores é um conforto. Melhor dizendo, é uma obrigação. Se todos plantássemos árvores ao longo do rio São Francisco, já teríamos a PA-V (Usina Paulo Afonso V). O reservatório de Sobradinho estaria sempre cheio a fornecer água para as turbinas de geração de energia da Chesf. Afinal, a terra é um grande Jardim do Éden e nós os jardineiros providenciados por Deus. É, definitivamente, um privilégio desprezado pela maioria dos homens [e das mulheres].

Ao lado, quase em frente da Igreja do Perpétuo Socorro, frequentemente lotada de fiéis piedosos e comprometidos com a Igreja, um abençoado plantou uma árvore. Não sei dizer o nome nem a origem. Só sei que é uma árvore. Plantou, mas a entregou à própria sorte. Chuva e sol, poeira e carvão (Luiz Gonzaga), ela penava.

Como é caminho para a casa da sogra, eu a vi. Notei a sua localização e o seu exemplo. E dela me apiedei. Sempre, quase sempre que vou à casa da sogra, levo, na mala do carro, aumentando a chance de o lavador ganhar mais um dinheirinho, uma carga de adubo compostagem que consigo com as folhas e os detritos da casa misturados a esterco de animal.

Estava a despejá-lo ao pé da nova amiga – ela é um ser vivo e tem memória, afirma uma pesquisadora em recente publicação – quando passou uma senhora já pelo meio da idade: “Por isso é que ela está bonita! Tem quem cuide”.

Antes que o leitor me cubra de elogios, a esperança que plante ou cuide de uma árvore. Ele será abençoado e verá a recompensa da Natureza – de Deus!

Francisco Nery Júnior

P.S. E o agradecimento à senhora pelo incentivo e conforto que me proporcionou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *