A agricultura familiar da Bahia mostra sua força, inovação e sabor na Naturaltech e na Bio Brazil Fair 2025, que acontecem até este sábado (14/06), no Distrito Anhembi, em São Paulo. Considerada a maior feira de produtos naturais, orgânicos e sustentáveis da América Latina, o evento tornou-se palco do lançamento nacional de produtos que carregam a identidade do rural baiano e são produzidos com responsabilidade socioambiental.
Com o tema “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, os estandes baianos reúnem 31 empreendimentos — entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, apoiadas pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A proposta é ampliar o acesso a mercados e consolidar a agricultura familiar como protagonista no cenário da alimentação saudável.
O público da feira está sendo brindado com novidades que já conquistam os paladares mais exigentes. É o caso do suco de uva integral Mukin Fruit, da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), que faz sua estreia nacional diretamente do município de Sobradinho. “Estamos felizes por lançar o suco aqui em São Paulo, um mercado competitivo e exigente. Saber que nosso produto está chegando tão longe é motivo de orgulho. Isso nos fortalece”, comemora Josivan Souza, presidente da Cooperparaíso.
Outro destaque vem do Semiárido Nordeste II, com a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad), de Tucano. A cooperativa levou seus tradicionais mix de produtos e apresentou dois lançamentos com baixa adição de açúcar: doce de cajá e doce de goiaba. “Cada produção busca reduzir o açúcar e garantir um produto mais saudável e tudo isso com respeito à natureza”, explica Nathan Costa, gerente comercial da cooperativa.
Também do semiárido baiano, a Rede Cooperacaju levou um dos sabores mais tradicionais do Nordeste para um novo patamar com o lançamento da Cajuína, bebida natural, nutritiva e 100% derivada do caju. “A Cajuína é uma aposta estratégica. Reduz o desperdício, valoriza a cultura do caju e fortalece os produtores familiares”, destaca Murilo Nunes, gerente comercial da rede.
Já os amantes de chocolate estão se deliciando com as novas partilhas de chocolate 50% ao leite, em embalagens de 5g, da Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar no Brasil. “Desenvolvemos esse formato para atender farmácias, lojas de conveniência e supermercados. É uma forma de tornar nosso chocolate ainda mais acessível”, afirma Josivaldo Dias, gerente comercial da marca.
A maioria dos produtos está disponível para compra no Mercaf (https://www.mercaf.com.br), com entrega para todo o Brasil via Correios.
Foto: Geraldo Carvalho- Ascom/CAR