Evinha @vereadoraevinha (Solidariedade), convidou a instrutora de libras, Raiane Silva, para o 1º Encontro Territorial de Políticas para as Mulheres, realizado na Câmara Municipal, no dia 03 de outubro de 2023. “Em 2023, levei pela primeira vez uma intérprete de Libras para Câmara, você lembra? Foi um gesto simples, mas cheio de significado”.
“Hoje, em 2025, essa presença tão importante se tornou OBRIGATÓRIA por lei. Meu coração se enche de alegria em ver esse avanço na luta por uma cidade mais acessível e inclusiva”.
Raiane é uma profissional com larga experiência, e afirma que as instituições ainda não promovem esse olhar diferenciado. “O surdo não precisa avisar que vai a um lugar, ele deve chegar como qualquer outra pessoa e ter a sua participação ativa.”
No que diz respeito ao mercado para os profissionais, Raiane reconhece que é escasso: “Eu tenho vários anos trabalhando com a Língua Brasileira de Sinais, mas a demanda não é significativa. Temos leis e decretos que apoiam o uso, mas as pessoas têm dificuldade de entender a necessidade desse alcance que precisa ser cada dia maior.”
Por Redação PANnoticias