Pesquisas ajudam na formatação novos produtos turísticos

A realização de pesquisas sobre a atividade turística em diversas regiões do Estado foi um dos assuntos apresentados durante reunião do Conselho Estadual do Turismo, na quinta-feira (09), na sede da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), em Salvador.

Conselho Estadual de Turismo. FotoTatiana_Azeviche_5

Os resultados dos levantamentos são importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas e também para que o setor privado possa desenvolver novos produtos turísticos.

Presidente do Conselho Estadual do Turismo, o secretário José Alves chamou a atenção dos presentes à reunião para o potencial turístico de Bom Jesus da Lapa, sugerindo ações que contribuam para o fomento das atividades no segmento do turismo religioso.

A equipe técnica da Setur mostrou que o turismo religioso em Bom Jesus da Lapa movimenta 2,5 milhões de romeiros e peregrinos por ano. A principal romaria ocorre no período de 28 de julho a 6 de agosto, com cerca de 700 mil romeiros e visitantes.

Pesquisas relativas à Festa da Irmandade da Boa Morte e sobre o turismo durante o Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus também foram detalhadas pelo estatístico Rodrigo Lopes, da Diretoria de Planejamento Turístico da Setur. “Os dados apurados estão disponíveis, a fim de que possam utilizá-los com o objetivo de fomentar o fluxo turístico nacional e internacional”, acrescentou o secretário José Alves.

Outro item da pauta mostrou experiências das redes de turismo étnico-afro na Bahia. A supervisora de Projetos do Conselho de Turismo da Bahia, Tâmara Azevedo, apresentou números relativos à capacitação de quase três mil pessoas, entre 2016 e 2017, em seis zonas turísticas, onde atrativos naturais e culturais do étnico-afro foram mapeados.

“Este trabalho visa à valorização da religiosidade e tradições de origem africana na Bahia e ao desenvolvimento econômico por meio da atividade turística”, explicou ela. Participam das ações o povo de santo dos terreiros de candomblé, baianas do acarajé, empresários e membros de comunidades quilombolas e de grupos de capoeira. Os resultados obtidos neste segmento também contribuem para a formatação de produtos turísticos que geram emprego e renda.

Conselheiros

Presidido pelo secretário estadual do Turismo, José Alves, o Conselho Estadual do Turismo tem caráter consultivo e é vinculado à Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Além do presidente, outros 27 membros, nomeados pelo Governo do Estado, compõem o Contur, dentre eles representantes das secretarias da Cultura, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura. Do setor privado participam integrantes de segmentos relacionados à atividade turística, a exemplo de hospedagem, bares e restaurantes, guias de turismo, agências de viagem e Sindicato de Empresas de Turismo. As atividades do conselho não são remuneradas.

Fonte: Ascom/ Secretaria do Turismo do Estado (Setur)

0 Comentários

Adicione seu comentário

Nickname:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outras notíciasIr para página inicial

Secretaria Municipal de Cultura e Esporte resgata tradição do Carnaval em Paulo Afonso

Secretaria Municipal de Cultura e Esporte resgata tradição do Carnaval em Paulo Afonso(0)

No ano em que a cidade de Paulo Afonso completa 60 anos de emancipação política, o carnaval será resgatado com total apoio do Governo Municipal aos blocos carnavalescos. Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Febre amarela: corrida aos postos de saúde podia ter sido evitada, dizem especialistas

Febre amarela: corrida aos postos de saúde podia ter sido evitada, dizem especialistas(0)

“A corrida aos postos de saúde acontece por conta de um alerta. Mas desde o final de 2016 vemos um novo ciclo de avanço da febre amarela, e as pessoas não se vacinaram nas regiões afetadas”, Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Aplicativo desenvolvido no Parque Tecnológico facilita comercialização de produtos da Agricultura Familiar

Aplicativo desenvolvido no Parque Tecnológico facilita comercialização de produtos da Agricultura Familiar(0)

Tecnologia de gestão chega às cooperativas e aos pequenos produtores rurais. A Dossier Digital, empresa instalada no Parque Tecnológico da Bahia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), apresenta o ‘Meu Soft Rural’, aplicativo direcionado à gestão da produção e da propriedade, com o controle de visitas a campo e registro de dados de

Governo convoca Assembleia de Eleição para Fórum de Convivência com o Semiárido

Governo convoca Assembleia de Eleição para Fórum de Convivência com o Semiárido(0)

Com o objetivo de compor o Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, para a gestão 2017 a 2019, o Governo da Bahia, através da Secretaria da Casa Civil, Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Prefeitura de Glória(BA): Secretaria de Assistência Social informa sobre atualização cadastral para usuários do Bolsa Família

Prefeitura de Glória(BA): Secretaria de Assistência Social informa sobre atualização cadastral para usuários do Bolsa Família(0)

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Glória(BA) através da Gestão do Programa Bolsa Família, informa aos beneficiários cujos filhos mudaram de escola no ano de 2018 Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Leia mais
banner

Contatos e informações

RR Produção, Publicidade & Comunicação Digital Ltda
Rua da Aurora, nº 30 - Alves de Souza
Paulo Afonso - Bahia

Os artigos e opiniões expressas não representam
obrigatoriamente as adotadas pelo site. Os artigos e
fotos dos colaboradores são cedidos gratuitamente.

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2011 Paulo Afonso Notícias - Todos os Direitos Reservados.