Outubro Rosa: o que é, como surgiu e por que é tão importante?

É só começar o décimo mês do ano que todo mundo começa a falar com o chamado Outubro Rosa e sobre a prevenção do câncer de mama, não é mesmo?

Mas, mesmo que todo mundo saiba que esses dois temos tenham ligação, é difícil alguém que realmente tenha conhecimento do que se trata a campanha a fundo e como ela surgiu.

outubro rosa17

O que é o Outubro Rosa?

Para quem não sabe, o Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e fazer a mamografia, essa campanha também estimula que a mulherada se toque e sempre faça o autoexame das mamas.

Quando a campanha surgiu?

Mas, nem sempre o assunto teve tanto destaque assim. O Outubro Rosa, aliás, só começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados fazendo campanhas isoladas sobre o tema.

Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido como nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi depois disso, inclusive, que os laços cor de rosa, símbolo do Outubro Rosa, começaram a aparecer.

O símbolo foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York.

Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e outros eventos.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha, aliás, se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, sem São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa.

Depois disso, o evento seguiu morno ano após ano. Somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

Outubro Rosa x câncer de mama

Sobre o câncer de mama, infelizmente, esse é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção.

No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, já com o câncer em estado avançado.

No final das contas, embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.

E aí, você conhecia a história por trás da campanha Outubro Rosa? Conhece outros detalhes que poderíamos acrescentar a este post? Ou melhor, conhece alguém que se conscientizou sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama por causa da campanha? Não deixe de nos contar tudo nos comentários!

Agora, falando no assunto, essa outra postagem também pode ser muito útil: 8 sintomas de câncer de mama que vão muito além do nódulo.

Fonte: M De Mulher

0 Comentários

Adicione seu comentário

Nickname:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outras notíciasIr para página inicial

Confira os Resultados dos Jogos do Campeonato de Futsal dos Comerciários 2017

Confira os Resultados dos Jogos do Campeonato de Futsal dos Comerciários 2017(0)

A 20ª Edição do Campeonato de Futsal dos Comerciários 2017 está sendo realizada na Quadra do Ginásio Esportivo Branchuzinho (CPA). Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Comissão do MST é recebida na Prefeitura

Comissão do MST é recebida na Prefeitura(0)

Uma comissão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) esteve reunida com o prefeito de Paulo Afonso em exercício, Flávio Henrique, na manhã de segunda-feira (16). Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

UFBA e UAB oferecem curso em Paulo Afonso

UFBA e UAB oferecem curso em Paulo Afonso(0)

A Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil oferece em Paulo Afonso o curso Tecnologia em Segurança Pública. Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

TJBA realizará Semana da Concialiação para inadimplentes do ICMS e acelera julgamento de processos

TJBA realizará Semana da Concialiação para inadimplentes do ICMS e acelera julgamento de processos(0)

Os contribuintes do ICMS com débitos tributários – cobrados tanto na esfera administrativa quanto na judicial – devem ficar atentos à chance de regularizar Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Concurso dos Correios tem período de inscrição prorrogado

Concurso dos Correios tem período de inscrição prorrogado(0)

Foi prorrogado o período de inscrições e a data da realização da prova do concurso dos Correios para provimento de vagas efetivas e formação de cadastro Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Leia mais
banner

Contatos e informações

RR Produção, Publicidade & Comunicação Digital Ltda
Rua da Aurora, nº 30 - Alves de Souza
Paulo Afonso - Bahia

Os artigos e opiniões expressas não representam
obrigatoriamente as adotadas pelo site. Os artigos e
fotos dos colaboradores são cedidos gratuitamente.

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2011 Paulo Afonso Notícias - Todos os Direitos Reservados.