Informativo da Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura – Alteração da Safra 2017

Apesar do Município de Paulo Afonso este ano ter sido agraciado por um inverno com bastante chuva, a safra de milho e feijão da região talvez não atinja o percentual de 40% da produção esperada. Consequentemente tem-se fortes indícios de uma perda de aproximadamente 60% da safra.

A estatística deve-se a um estudo realizado pelos técnicos agropecuários e agrônomos da Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura que apontam que entre os setenta e quatro povoados da região, apenas quinze terão uma safra regular.

O estudo divide o fenômeno da baixa produtividade da safra em dois fatores distintos: o primeiro fator é o referente à crença dos agricultores que o ano de 2017 não teria um bom percentual de chuvas. Tal situação agravou-se no primeiro trimestre de 2017 que ratificou a escassez da chuva por ter os meses de janeiro a março praticamente sem chover, e com isso, houve uma redução da área do plantio de milho e feijão na região com o surgimento das primeiras chuvas.

prefeitura JANDIRSON 1

Entretanto, os poucos agricultores da região que arriscaram o plantio, decorrente das precipitações de chuvas ocorridas em maio para o preparo do solo e a plantação do milho e do feijão estão com a safra garantida, porém as chuvas não foram distribuídas a todos os povoados.

Por essas inconstâncias pluviométricas o município possui hoje uma desconformidade na safra. Pois já no mês de junho houve uma intensa precipitação pluviométrica em toda a região, o que possibilitou aos agricultores que estavam sem plantio iniciarem suas plantações com uma boa fase de crescimento, a forma de bonecas.

Mais uma vez ocorreram oscilações pluviométricas, agora no mês de julho, e com uma considerável redução das chuvas, algumas propriedades já dão indícios de perda da safra e devido à ausência da chuva, as fases de formação dos grãos foram totalmente prejudicadas. Já para o mês de agosto, mais uma vez espera-se um quadro de chuvas uniformes que possam garantir a safra e com isso mitigar perdas.

O segundo fator trata-se da ausência de sementes selecionadas, sendo justificada pelos agricultores que com os poucos recursos financeiros que dispunham se viram obrigados a adquirir sementes sem procedência no mercado e de baixo custo financeiro.

Um fator curioso dessas oscilações das chuvas na região refere-se à pecuária, pois as chuvas, mesmos que intermitentes, tiveram um papel fundamental na formação da pastagem, o que trouxe para os agricultores (pecuaristas) uma imensa satisfação ao garantir alimento para os animais durante o verão, já que durante um período de seis anos de seca, sendo o ano de 2016 o mais severo, sofreram com a perda de animais por falta de alimento.

Autor: ASCOM/PMPA – fonte: Secretário Municipal de Agricultura e Aquicultura

Publicado no dia: 09-08-2017

INFORME PUBLICITÁRIO

0 Comentários

Adicione seu comentário

Nickname:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outras notíciasIr para página inicial

Lourival Moreira dos Santos assume vaga de Antônio Alexandre na Câmara Municipal

Lourival Moreira dos Santos assume vaga de Antônio Alexandre na Câmara Municipal(0)

Nas eleições de 2016, o vereador Antônio Alexandre foi eleito com 871 votos ficando em segundo lugar na coligação (PMDB/PSC) que teve como primeiro colocado o vereador Edilson do Hospital (PMDB). Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Liminar que Proibia a Vaquejada no Município de Paulo Afonso é Suspensa

Liminar que Proibia a Vaquejada no Município de Paulo Afonso é Suspensa(0)

Apesar de recente decisão do Supremo Tribunal Federal reconhecendo a vaquejada como patrimônio cultural, na cidade de Paulo Afonso vigorava desde outubro de 2016 Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Em recesso, Câmara Municipal altera horário de atendimento ao público

Em recesso, Câmara Municipal altera horário de atendimento ao público(0)

PORTARIA Nº 316 /2017 O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO, Estado da Bahia no uso de suas atribuições legais, normatiza: Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Nota de Pesar da CMPA pelo falecimento do vereador Antônio Alexandre

Nota de Pesar da CMPA pelo falecimento do vereador Antônio Alexandre(0)

O Município de Paulo Afonso perdeu o político e vereador Antônio Alexandre dos Santos, líder da bancada da oposição e ex-presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso. Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Vereador Marcondes Francisco completa mais um ano de vida nesta quinta-feira 14 de dezembro

Vereador Marcondes Francisco completa mais um ano de vida nesta quinta-feira 14 de dezembro(0)

Parabéns ao vereador Marcondes Francisco dos Santos que completa mais um ano de vida nesta quinta-feira 14 de dezembro. A Mesa Diretora da Câmara, vereadores, Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Leia mais
banner

Contatos e informações

RR Produção, Publicidade & Comunicação Digital Ltda
Rua da Aurora, nº 30 - Alves de Souza
Paulo Afonso - Bahia

Os artigos e opiniões expressas não representam
obrigatoriamente as adotadas pelo site. Os artigos e
fotos dos colaboradores são cedidos gratuitamente.

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2011 Paulo Afonso Notícias - Todos os Direitos Reservados.