Informativo da Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura – Alteração da Safra 2017

Apesar do Município de Paulo Afonso este ano ter sido agraciado por um inverno com bastante chuva, a safra de milho e feijão da região talvez não atinja o percentual de 40% da produção esperada. Consequentemente tem-se fortes indícios de uma perda de aproximadamente 60% da safra.

A estatística deve-se a um estudo realizado pelos técnicos agropecuários e agrônomos da Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura que apontam que entre os setenta e quatro povoados da região, apenas quinze terão uma safra regular.

O estudo divide o fenômeno da baixa produtividade da safra em dois fatores distintos: o primeiro fator é o referente à crença dos agricultores que o ano de 2017 não teria um bom percentual de chuvas. Tal situação agravou-se no primeiro trimestre de 2017 que ratificou a escassez da chuva por ter os meses de janeiro a março praticamente sem chover, e com isso, houve uma redução da área do plantio de milho e feijão na região com o surgimento das primeiras chuvas.

prefeitura JANDIRSON 1

Entretanto, os poucos agricultores da região que arriscaram o plantio, decorrente das precipitações de chuvas ocorridas em maio para o preparo do solo e a plantação do milho e do feijão estão com a safra garantida, porém as chuvas não foram distribuídas a todos os povoados.

Por essas inconstâncias pluviométricas o município possui hoje uma desconformidade na safra. Pois já no mês de junho houve uma intensa precipitação pluviométrica em toda a região, o que possibilitou aos agricultores que estavam sem plantio iniciarem suas plantações com uma boa fase de crescimento, a forma de bonecas.

Mais uma vez ocorreram oscilações pluviométricas, agora no mês de julho, e com uma considerável redução das chuvas, algumas propriedades já dão indícios de perda da safra e devido à ausência da chuva, as fases de formação dos grãos foram totalmente prejudicadas. Já para o mês de agosto, mais uma vez espera-se um quadro de chuvas uniformes que possam garantir a safra e com isso mitigar perdas.

O segundo fator trata-se da ausência de sementes selecionadas, sendo justificada pelos agricultores que com os poucos recursos financeiros que dispunham se viram obrigados a adquirir sementes sem procedência no mercado e de baixo custo financeiro.

Um fator curioso dessas oscilações das chuvas na região refere-se à pecuária, pois as chuvas, mesmos que intermitentes, tiveram um papel fundamental na formação da pastagem, o que trouxe para os agricultores (pecuaristas) uma imensa satisfação ao garantir alimento para os animais durante o verão, já que durante um período de seis anos de seca, sendo o ano de 2016 o mais severo, sofreram com a perda de animais por falta de alimento.

Autor: ASCOM/PMPA – fonte: Secretário Municipal de Agricultura e Aquicultura

Publicado no dia: 09-08-2017

INFORME PUBLICITÁRIO

0 Comentários

Adicione seu comentário

Nickname:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outras notíciasIr para página inicial

BTN II – paróquia Sagrada Família realizará 4º Consagra-te, no domingo dia 27

BTN II – paróquia Sagrada Família realizará 4º Consagra-te, no domingo dia 27(0)

Enquanto ficou entre nós, as irmãs da fraternidade Arca de Maria, realizaram três edições do Consagra-te: um momento de estudos e reflexão sobre a vida da Virgem Maria. Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

RENAN SOBE NO PALANQUE DE LULA E ENSAIA ALIANÇA PARA ELEIÇÃO DE 2018

RENAN SOBE NO PALANQUE DE LULA E ENSAIA ALIANÇA PARA ELEIÇÃO DE 2018(0)

Alagoas 247 – No primeiro evento em Alagoas, o ex-presidente Lula subiu no palanque ao lado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e do governador Renan Filho. Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Ações da Prefeitura em oito meses de gestão

Ações da Prefeitura em oito meses de gestão(0)

A Prefeitura de Paulo Afonso vem realizando obras importantes nesses oito meses de governo. São ações de requalificação e ampliação em PSFs, quadras poliesportivas, Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Presidente da ABRACEN visita Ceasa de Paulo Afonso

Presidente da ABRACEN visita Ceasa de Paulo Afonso(0)

Na segunda-feira, (21/08), o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comercio, Regivaldo Coriolano e funcionários, recepcionaram integrantes da ABRACEN Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

IPVA de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda pode ser pago com desconto de 5%

IPVA de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda pode ser pago com desconto de 5%(0)

Os proprietários de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda fazem jus ao desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Leia mais
banner

Contatos e informações

RR Produção, Publicidade & Comunicação Digital Ltda
Rua da Aurora, nº 30 - Alves de Souza
Paulo Afonso - Bahia

Os artigos e opiniões expressas não representam
obrigatoriamente as adotadas pelo site. Os artigos e
fotos dos colaboradores são cedidos gratuitamente.

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2011 Paulo Afonso Notícias - Todos os Direitos Reservados.