PF indicia mais de 60 pessoas investigadas na Operação Carne Fraca

A Polícia Federal (PF) indiciou 63 pessoas investigadas pela Operação Carne Fraca. O inquérito policial da superintendência da PF no Paraná, entregue sábado (15) à Justiça Federal do Paraná, apontou que existem provas e indícios suficientes de cometimento de várias infrações previstas no Código Penal.

carne

Os indiciados deverão responder pelos crimes de advocacia administrativa, concussão, corrupção passiva, crime contra a ordem econômica, emprego de processo proibido ou de substância não permitida, falsidade de atestado médico, falsidade, corrupção, adulteração de substância ou produtos alimentícios, organização criminosa, peculato, prevaricação, uso de documento falso e violação de sigilo funcional.

Entre os indiciados estão agentes de inspeção sanitária, fiscais agropecuários federais, chefes de unidades de inspeção, proprietários e funcionários de frigoríficos e representantes regionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ainda segundo o relatório, foram indiciados somente os investigados que foram presos preventivamente. Ainda há fatos em apuração que poderão resultar no indiciamento de outros investigados soltos, mas que estão ligados às condutas analisadas.

De acordo com o relatório da PF, “os indícios e provas colhidos ao longo da Operação permitem concluir pela existência de uma organização criminosa atuante dentro da estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tanto no Estado do Paraná como em outros Estados, há fortes evidências das mesmas práticas nefastas pelo menos nos estados de Goiás e Minas Gerais”, diz trecho do documento.

Operação

A operação Carne Fraca foi deflagrada em 17 de março com o objetivo de apurar prática de crimes de corrução por agentes públicos responsáveis pelo trabalho de fiscalização e controle da qualidade e segurança alimentar de produtos agropecuários.

Segundo a PF, fiscais agropecuários recebiam propina de empresas para liberar a emissão de certificados sanitários sem a fiscalização efetiva da carne. A partir da troca de favores entre empresários e os fiscais, o esquema permitia a comercialização de produtos com várias irregularidades, como prazo de validade vencido e uso de substâncias para adulterar a qualidade da carne.

Ao todo, foram expedidos na Operação Carne Fraca 27 mandados judiciais de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão. Ao todo, 21 frigoríficos são investigados na operação. Além disso, o Ministério da Agricultura afastou 33 fiscais de suas atividades. O processo tramita sob sigilo na 14ª Vara Federal, em Curitiba.

Agência Brasil

0 Comentários

Adicione seu comentário

Nickname:
E-mail:
Website:
Comentário:

Outras notíciasIr para página inicial

BTN II – paróquia Sagrada Família realizará 4º Consagra-te, no domingo dia 27

BTN II – paróquia Sagrada Família realizará 4º Consagra-te, no domingo dia 27(0)

Enquanto ficou entre nós, as irmãs da fraternidade Arca de Maria, realizaram três edições do Consagra-te: um momento de estudos e reflexão sobre a vida da Virgem Maria. Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

ACM NEGA VETO A IMBASSAHY EM SUA CHAPA

ACM NEGA VETO A IMBASSAHY EM SUA CHAPA(0)

Bahia 247 – O prefeito ACM Neto (DEM) negou segunda-feira,21, que tenha vetado o nome do ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Antônio Imbassahy (PSDB), Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

RENAN SOBE NO PALANQUE DE LULA E ENSAIA ALIANÇA PARA ELEIÇÃO DE 2018

RENAN SOBE NO PALANQUE DE LULA E ENSAIA ALIANÇA PARA ELEIÇÃO DE 2018(0)

Alagoas 247 – No primeiro evento em Alagoas, o ex-presidente Lula subiu no palanque ao lado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e do governador Renan Filho. Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Presidente da ABRACEN visita Ceasa de Paulo Afonso

Presidente da ABRACEN visita Ceasa de Paulo Afonso(0)

Na segunda-feira, (21/08), o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comercio, Regivaldo Coriolano e funcionários, recepcionaram integrantes da ABRACEN Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

IPVA de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda pode ser pago com desconto de 5%

IPVA de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda pode ser pago com desconto de 5%(0)

Os proprietários de veículos com placas de finais 9 e 0 ainda fazem jus ao desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Recommend on Facebook Share on Orkut Tweet about it Print for later Tell a friend

Leia mais
banner

Contatos e informações

RR Produção, Publicidade & Comunicação Digital Ltda
Rua da Aurora, nº 30 - Alves de Souza
Paulo Afonso - Bahia

Os artigos e opiniões expressas não representam
obrigatoriamente as adotadas pelo site. Os artigos e
fotos dos colaboradores são cedidos gratuitamente.

Redes sociais

Categorias mais populares

© 2011 Paulo Afonso Notícias - Todos os Direitos Reservados.